Arquivo

002 - clandestinos, com calí boreaz

Conversa com a poeta calí boreaz sobre os sentidos da poética, clandestinidade, exílio e pertencimento.

Ler mais

001 - editora mundaréu, com silvia naschenveng

Primeiro programa do Podcast Rede de Intrigas em clima de Flip, com a Silvia Naschenveng, da Editora Mundaréu.

Ler mais

O contínuo de Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis inaugurou a literatura afro-brasileira e tem, em "Úrsula", o primeiro romance abolicionista do país. Ainda que tenha rompido os portões do anonimato e do apagamento histórico, o próprio meio literário ainda se apresenta como barreira.

Ler mais

Descolonizar a palavra lusófona

A Nova Lusofonia de Vinícius Terra é um movimento em busca de comunhão através da palavra em língua portuguesa e da cultura hip hop. O single "Nasce um novo dia..." é o ponto de partida do seu novo disco, Pra Lvsofonia {...}; da sua trajetória, unindo MCs do Rio de Janeiro e do Porto; e da ideia de que todos devem batalhar pela memória comum.

Ler mais

Fazer nada é impossível

Nicanor Parra, o chileno criador da antipoesia, teve sua primeira antologia publicada recentemente no volume "Só para maiores de 100 anos", lançado pela Editora 34.

Ler mais

O peso, o astro e o amálgama dos sentidos

"O Peso do Pássaro Morto", livro de estreia da Aline Bei, é um fenômeno recente que remete à vida enquanto perda contínua. Os versos abraçam os vazios e perdas da protagonista e redimensionam os limites de gênero e, como romance de formação, desafia a capacidade de estabelecer comunicação e troca pelo silêncio.

Ler mais