Podcast #08 — Good cop, bad cop: o papel da literatura jovem na formação de novos leitores

Se você é um jovem-adulto, um jovem ainda ou um adulto-muito-adulto e está tão esgotado e puto quanto nós estamos, pode ser que valha à pena olhar para o passado, fazer um flashback sobre os livros que nos formaram leitores e conversar sobre a importância da literatura produzida para os jovens leitores do nosso Brasil varonil. Aliás, foi exatamente isso o que fizemos nesse podcast. Ouve aí:

Por

Tão ou mais importante que incentivar o hábito da leitura, é elaborar maneiras atrativas de fazê-lo. E nisso, o gênero YA (Young & Adult) exerce uma predominância e, por que não?, funciona como uma espécie de guia às novas gerações de leitores.

Claramente, vemos com maior frequência a veiculação de livros YA que tendem a não problematizar ou discutir as dificuldades inerentes à adolescência, a transição para a vida adulta e as respectivas responsabilidades e dificuldades que virão com a maioridade, mantendo-se numa linha mais efêmera, mais voltada a relacionamentos fantasiosos e discussões estáticas.

Mas, (pasmem!) literatura YA não é só isso, meus consagrados!

Desde que o mundo é mundo existe a literatura voltada para o público jovem, apesar de o termo YA estar em alta há pouco tempo. Dentre títulos e mais títulos, alguns figuram no cânone da literatura como “O Apanhador no Campo de Centeio” e “O Senhor das Moscas”, outros agem como formadores da máxima consciência política como “A Revolução dos Bichos” e, como se não fosse o bastante, alguns são tão abrangentes que fica difícil enquadrá-los em casos isolados; livros como a “saga Harry Potter” ou “As Crônicas de Nárnia” possuem múltiplos vieses em todo o seu apelo juvenil e são objetos de estudos constantes.

O que queremos dizer com isso?

Que existe muito boa literatura YA no mercado, sim! E é de suma importância que indiquemos e conversemos com os jovens leitores sobre as boas coisas da vida, inclusive livros! É um trabalho de formiguinha, mas só assim para que não reclamemos de um mercado antigo e funesto que enche as prateleiras das livrarias (físicas e virtuais) com mais do mesmo o tempo inteiro.

Depois de uma sequência pesadíssima de podcasts que anunciaram o fim do mundo, estamos aqui recobrando a esperança e a fé na humanidade e depositando tudo isso nos nossos jovens (os mesmos que refutam os professores de história via informações de whatsapp, credo!).

Sobre Literatura YA:

Recomendações:

O Poderoso Resumão

· Blog
· Instagram
· Twitter
· Facebook

Rede de Intrigas

· Blog
· Medium
· Instagram
· Facebook

Para falar com a gente, enviar sugestões, reclamações ou desabafar as derrotas que a vida te proporciona, mande um e-mail para redepoderosadeintrigas@gmail.com